Prevenção de inundações e obras hidráulicas

Devido às variações do clima e à ocupação e transformação dos territórios, cada vez são mais frequentes as inundações e a necessidade de reconduzir as águas de escoamento e fluviais de modo que não suponham um problema nem perigo para as pessoas. Tradicionalmente, as obras hidráulicas eram construídas utilizando materiais duros como o concreto e o aço. Em muitas ocasiões, estes materiais podem ser substituídos por tratamentos mais brandos que permitam sua revegetação e integração no meio.

Controle_erosão_taludes_Brasil

Tipo de atuação: Revestimento

Atuações com o objetivo de proteger os solos diante da erosão hidráulica e atuar como reforço da vegetação.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
Prevenção_inundações_engenharia

Tipo de atuação: Construção

Sistemas construtivos para criar muros de contenção estáveis ao longo do tempo, diante da erosão e capazes de serem integrados no meio natural mediante revegetação.mo o aço ou o concreto.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
instalação_geocelulas

Drenagem

Dentre os sistemas de controle hidrológico, existem diferentes elementos direcionados a evacuar ou dirigir as águas. Esses elementos podem ser construídos ou protegidos mediante materiais e técnicas construtivas típicas da bioengenharia de solos.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
restauração_canais

Infiltração

Devido a impermeabilização crescente dos solos (ocupação do território por assentamentos e infraestruturas humanas) grande parte das águas de escoamento não podem ser infiltradas no terreno onde são geradas, isto implica problemas de acumulação em lugares inadequados, picos de fluxos de grande intensidade e, em situações extremas, inundações. Com sistemas construtivos “verdes” é possível criar balsas de laminação e infiltração que reduzam estes riscos e problemáticas.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
Depuração_águas_escoamento

Depuração

As águas de escoamento urbanas e as provenientes de infraestruturas como estradas, minas ou aterros sanitários arrastam uma grande quantidade de contaminantes acumulados sobre o solo. Para evitar a contaminação de águas superficiais e subterrâneas, é necessário implantar sistemas de melhoria de qualidade como balsas de laminação, estruturas de controle de sedimentos ou filtros verdes que eliminem ou reduzam a carga contaminante antes de verter a água ao meio.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO