Medidas corretoras em instalações de energias renováveis

As instalações de energias renováveis são cada vez mais comuns ao longo do mundo. Ainda que seus benefícios ambientais e sociais a respeito a outros sistemas tradicionais sejam incontestáveis, também é certo que sua instalação gera um impacto sobre o solo. Isso ocorre devido à necessidade de realizar a terraplenagem para sua instalação e desmatamento para permitir o acesso de materiais e maquinaria à zona e para instalar as redes de transporte de energia eléctrica.

Hidrossemeadura_São_Paulo

Integração paisagística e meio ambiental

Mediante técnicas de controle de erosão e revegetação, podem-se mitigar e restaurar os impactos produzidos. Por sua vez, no caso de instalações de energia solar, a revegetação das superfícies ajuda a reduzir os custos de manutenção derivados do pó. Este acumulado sobre as placas solares reduz seu rendimento e por isso a redução e controle do pó que proveem as coberturas vegetais têm benefícios importantes durante a operação das instalações.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
mantas_orgânicas,_malhas_volumétricas

Gestão de águas pluviais

Em especial, as instalações de energia solar geram grandes fluxos de água de escoamento que torna necessário evacuar a área de operação. Para isso, podem-se criar canais revestidos com mantas orgânicas, malhas volumétricas ou geocélulas dependendo de sua geometria e condições hidráulicas.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO