Integração ambiental de infraestruturas lineares

As infraestruturas lineares ocupam enormes superfícies da terra. Devido a sua estrutura longitudinal, causam um grande impacto ambiental e paisagístico ao longo de muitos quilômetros e através de grande diversidade de territórios. Por isso que se faz necessária sua integração. As atuações de integração ambiental e paisagística têm por sua vez outros objetivos e benefícios como o controle da erosão, a estabilização de taludes ou a redução do trabalho de manutenção dos sistemas de drenagem.

empresa_engenharia_ambiental_São_Paulo

Controle da erosão

Atuações encaminhadas principalmente ao controle da erosão e dos sedimentos. Estes tratamentos podem basear-se em materiais temporários ou permanentes, e com objetivos de atuar como única barreira diante da erosão ou como sistema para favorecer o desenvolvimento da cobertura vegetal que protegerá, a longo prazo, os taludes da erosão.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
integração_ambiental_taludes

Estabilização

Tratamentos encaminhados para a prevenção de desprendimentos e deslizamentos ou ao controle destes, uma vez que aconteçam.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
hidrossemeadura_São_Paulo

Revegetação

Tratamentos encaminhados à implantação de coberturas vegetais e ao reflorestamento; sempre com o objetivo de acelerar e favorecer a sucessão ecológica natural.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
hidrossemeadura_Minas_Gerais

Taludes

Devido as condições geológicas, edáficas e ambientais particulares dos taludes sua revegetação precisa de técnicas específicas capazes de implantar vegetação em superfícies pouco favoráveis ao desenvolvimento desta.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO
Controle_erosão_taludes_Brasil

Linhas de água

Nas linhas de água, tanto os fatores limitantes para o desenvolvimento vegetal como aqueles que a favorecem são distintos aos típicos de taludes secos. Por isso, as técnicas de revegetação e a seleção das espécies vegetais devem ser adaptadas a estas condições.

SOLUÇÕES DISPONÍVEIS
EM ESTA SITUAÇÃO