fitodepuração_aguas_residuais
PRODUTOS DA SOLUÇÃO

COLCHÃO FLUTUANTE FITOFLOAT

MOSTRAR PRODUTO
SOLUÇÃO DE FITODEPURAÇÃO FITOFILTER

Os sistemas de depuração Fitofilter foram desenhados para recriar os processos naturais de depuração em zonas úmidas naturais. São aplicáveis em áreas rurais, industriais, naturais e urbanas. A base desta solução é de fazer circular as águas residuais por zonas úmidas artificiais onde, graças à atividade biológica, é depurada, alcançando os níveis de qualidade necessários para poder ser reutilizada ou vazada ao meio natural sem risco para as pessoas ou os ecossistemas. A solução consiste na criação dos leitos de vegetação macrófita mediante diferentes sistemas construtivos, dependendo das necessidades e possibilidades.

Principalmente são três os tipos sistemas construtivos que Projar projeta:

  • Zonas úmidas artificiais de macrófitas flutuantes
  • Zonas úmidas artificiais de fluxo subsuperficial
  • Zonas úmidas artificiais de fluxo superficial.

As macrófitas geram um ambiente aeróbico que torna possível uma série de complexas interações físicas, químicas e biológicas através das quais a água residual afluente é depurada progressiva e lentamente, de forma similar a como ocorre nas zonas úmidas naturais.

 

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS

  • Liberação de nutrientes através do chamado efeito de “bombeamento”, que constitui a absorção de nutrientes do solo e sua posterior liberação na coluna de água (excreção e decomposição).
  • Infiltração de oxigênio na água e no substrato, favorecendo as condições aeróbicas e o equilíbrio biológico.
  • Função de hospedeiras e facilitadoras para comunidades de algas e microrganismos. Estas comunidades biológicas desempenham o papel principal nas funções de depuração das águas, sendo responsáveis de decompor e consumir matéria orgânica e multidão de substâncias tóxicas.
  • Geração de habitats para grande diversidade de fauna aquática, terrestre e aérea.
  • Importante papel trófico, constituindo uma fonte de alimento para algumas espécies de aves e mamíferos aquáticos.

A SOLUÇÃO FITOFILTER PODE APLICAR-SE:

  • Núcleos de populações pequenas ou medianas.
  • Urbanizações ou instalações isoladas.
  • Vivendas unifamiliares.
  • Como depuração complementar a outros sistemas (tratamento terciário).
  • Zonas industriais.
  • Prédios comerciais e shoppings.

Os sistemas podem ser adaptados a qualquer espaço, inclusive telhados com capacidade de suporte suficiente.

Em que consiste a solução para depuração natural Fitofilter?

A solução Fitofilter foi desenhada para recriar os processos naturais de depuração de água mediante vegetação em zonas úmidas e outros ambientes aquáticos. Na Projar estudamos os contextos em que é necessário ou muito benéfico implantar este tipo de sistema e desenhamos a solução mais adequada.

AS SOLUÇÃO FITOFILTER CONSISTE EM

Estudo de viabilidade prévia

Se entregará ao cliente um informe com o diagnóstico e proposta de adaptação da solução, além de indicações para otimização para cada caso.

Fornecimento de serviços e materiais

Projeto “turn key”, desenvolvimento de projetos construtivos e/ou fornecimento de materiais. Dependendo da solução adotada, PROJAR conta com diferentes materiais específicos e desenvolvidos para facilitar o trabalho de implantação e o rendimento dos sistemas. Filtros verdes, zonas úmidas artificiais, melhoria da qualidade das águas em lâminas de água, etc.

empresa_engenharia_ambiental_São_Paulo
APLICAÇÕES E VANTAGENS DAS MANTAS FLUTUANTES

Melhora da qualidade das águas e combate à eutrofização. Uma das principais qualidades da vegetação macrófita é sua capacidade de infiltrar oxigênio na água através de um tecido específico chamado aerênquima. Nas mantas flutuantes, as raízes da vegetação crescem “fixadas” na superfície da lâmina de água gerando condições aeróbicas. Estas condições são ideais para a proliferação de bactérias decompositoras de matéria orgânica, que por sua vez aproveitam a enorme superfície radicular como substrato (biofilme). Em combinação com a absorção de nutrientes realizada pela vegetação, estes pequenos ecossistemas flutuantes se convertem em eficazes sistemas de depuração.

Geração de novos habitats para fauna. A superfície das mantas se converte em áreas de nidificação e refúgio de aves, anfíbios e insetos. Na parte submergida, alguns peixes e insetos encontram as condições ideais para desovar e se refugiar dos predadores.

Quer mais informações?

Nosso equipo vai resolver todas as suas dúvidas. Estamos aqui para responder às suas perguntas.