Escorregamentos superficiais

Projar é uma empresa centrada em bioengenharia e engenharia de meio ambiente, especializada no controle de erosão e estabilização de taludes. Projar comercializa produtos, assessora e realiza informes técnicos, e executa obras e instala produtos como biomanta, biorrolo, gabião… A estabilidade de taludes é muito importante para evitar desprendimentos e conseguir a revegetação dos solos em inclinações.

O tratamento em talude é fundamental para mitigar a ação do homem que afeta o meio ambiente. O reflorestamento não pode ser alcançado, ao menos de forma eficiente, se não se aplicarem tratamentos especificamente desenvolvidos para ele. Técnicas como a hidrossemeadura surgiram há anos de experiência neste âmbito como a melhor das soluções ambientais. Diante de escorregamentos superficiais Projar tem diversas soluções ambientais, nascidas da experiência no âmbito da engenharia de meio ambiente. Ao longo de nossa ampla experiência, temos participado em projetos de fitodepuração, revegetação, controle de erosão…oferecendo soluções ambientais centradas em técnicas como os gabiões, as bio mantas (ou biomanta) para controlar os problemas de erosão que surgem da ação do homem ou simplesmente pela própria erosão natural.

Existe um grande desconhecimento de técnicas eficientes, por seu alto rendimento e baixo custo, para controlar a erosão em taludes. A hidrossemeadura é a técnica alternativa da queda de rochas ou tapete de grama, mais eficiente. A hidrossemeadura tem melhores resultados a curto e médio prazo que a queda de rochas ou a instalação de tapete de grama. Também podemos afirmar que a hidrossemeadura tem menores custos de aplicação/instalação que a técnica de queda de rochas ou tapete de grama.

Em ambientes fluviais ou aquáticos, a Projar também oferece soluções ambientais que, devido a nossa assessoria técnica e os materiais que aplicamos em nossas soluções ambientais, conseguem paliar a ação do homem ou minimizar o efeito da erosão natural dos espaços que compõe o meio ambiente. A fitodepuração é uma das alternativas mais inovadoras para depuração de águas tanto de comunidades e populações como em zonas úmidas naturais. A fitodepuração aparece como uma novidade de solução ambiental de baixo custo para a depuração de águas de pequenas populações, polígonos industriais, urbanizações ou vivendas. Diante de alternativas de depuração muito caras de instalar e de manter, a fitodepuração se converte em uma alternativa de simples instalação, custos econômicos muito inferiores a outros sistemas, respeitam mais o ambiente e econômica de manter, pois não é necessário pessoal adicional uma vez que sua manutenção é simples.

Outro dos sistemas que Projar incorpora a suas soluções ambientais, sobretudo enfocados no âmbito fluvial, são os biorrolos combinados com as biomantas. O biorrolo atua como barreira diante do escoamento e a biomanta atua como suporte de cultivo para a vegetação, que crescerá de forma mais rápida e com êxito graças à biomanta, que amortiza o impacto da chuva e facilita as condições de temperatura e umidade necessárias para sua proliferação.