Biorollos_controle_erosão
PRODUTOS DA SOLUÇÃO

BIORROLOS PRORROL

MOSTRAR PRODUTO
SOLUÇÃO PARA O CONTROLE DE EROSÃO EROSED

A erosão e transporte de sedimentos são processos naturais e contínuos. Em quantidades normais, estes processos são essenciais para os ecossistemas. Entretanto, os desequilíbrios no transporte de sedimentos causam uma deterioração importante das massas de água. A quantidade e qualidade dos sedimentos podem alterar as características físicas, químicas e biológicas de lagos, rios, umidades, águas costeiras, etc. Além disso, a erosão dos solos também gera problemas de manutenção nos sistemas artificiais de drenagem e nas redes de abastecimento de água potável.

Durante as obras de construção, o solo é muito vulnerável à erosão hidráulica e eólica. Por isso, o controle da erosão e o controle dos sedimentos são de grande importância durante e depois dos processos construtivos. Como resultado, em todo o mundo, tem-se desenvolvido normativas para proteger as pessoas, as propriedades e prevenir danos ao meio ambiente.

Existem dois modos de controlar estes processos: prevenindo a geração de sedimentos mediante técnicas de controle de erosão ou captando os sedimentos durante as fases de transporte. No primeiro caso são utilizadas técnicas como as hidrossemeaduras, a instalação de mantas orgânicas ou malhas volumétricas, entre outros. Ainda que o controle dos sedimentos de origem é a solução mais desejável, esta não costuma ser viável. Na maioria das obras não é possível, técnica e economicamente, proteger os solos durante a evolução das mesmas; quando todos os trabalhos de movimentos de terras são concluídos, é possível realizar os trabalhos de revegetação ou pavimentação que estabilizaram os solos a longo prazo.

Diante disso, o controle dos sedimentos durante a fase de transporte se converte em uma prática viável e imprescindível para evitar os danos que poderiam ocasionar seu vazamento descontrolado. Existem diversas técnicas para captar los sedimentos transportados pelas águas de escoamento. A solução Erosed se baseia na utilização de biorrolos Sedirrol para a construção de estruturas captoras.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS

  • Instalação nos trechos das obras ou em torno de estruturas de drenagem como bueiros e embornais.
  • Linhas paralelas às curvas de nível em taludes e encostas.
  • Barreiras transversais em canais de drenagem naturais e artificiais.
  • Como elementos de contenção permeáveis para balsas de laminação e camadas de cascalho.

VANTAGENS

  • Sustentabilidade.
  • Integração ambiental.
  • Eficiência.
  • Custos mais baixos que outras opções.

Em que consiste a solução Erosed?

AS SOLUÇÃO CONSISTE EM

Estudo de viabilidade prévia

Se entregará ao cliente um informe com o diagnóstico e proposta de adaptação da solução, além de indicações para otimização para cada caso.

Informe técnico.

Cálculos para adaptação da solução e entrega de informe técnico.

Fornecimento de serviços e materiais

  • Biorrolos.
  • Hidrossemeadura si fóra necessário.
  • Instalação.
empresa_engenharia_ambiental_São_Paulo
OS BIORROLOS

Os biorrolos de fibra de coco têm certas vantagens frente a outros materiais de controle de sedimentos:

  • São mais simples e rápidos de instalar que as barreiras de geotêxtil.
  • São mais estáveis, resistentes e duradouros que os fardos de palha.
  • Em meio natural não precisam ser retirados, pois as fibras são biodegradáveis.
  • Com o tempo, a sedimentação águas acima dos biorrolos gerará um terraço com menor inclinação (menor erosão e maior retenção de umidade) e formada por materiais mais férteis que no resto do talude. Esta nova configuração do terreno favorecerá o desenvolvimento da vegetação.

 

Quer mais informações?

Nosso equipo vai resolver todas as suas dúvidas. Estamos aqui para responder às suas preguntas.