instalação_geocelulas
PRODUTOS DA SOLUÇÃO

GEOCÉLULAS PROWEB

MOSTRAR PRODUTO

EASY MULCH

MOSTRAR PRODUTO
PROTEÇÃO DE TALUDES EM CANALIZAÇÕES CHANNELTECH

Atualmente, o controle da qualidade e dinâmicas das águas continentais é de grande importância em nossas sociedades, sobretudo naquelas em que o desenvolvimento urbanístico tem tido como consequência a contaminação das massas de água e a intensificação dos problemas originados pelos escoamentos massivos e descontrolados. Essa situação tem gerado graves problemas socioeconômicos e ambientais. Em áreas densamente populosas, os problemas se magnificam devido ao grande incremento dos assentamentos humanos e aos bens econômicos nas planícies aluviais, e a redução da permeabilidade natural dos solos.

Neste contexto, as medidas de proteção e controle precisam de um enfoque intensivo que possa gerar soluções em zonas com bacias completamente transformadas, reduzidas a sua mínima expressão e rodeadas por solos de altíssimo valor econômico. Estas soluções devem ser consistentes, facilitar o controle de sedimentos e a recarga de aquíferos, e se integrar no meio natural, agrícola e humano.

Buscando o equilíbrio entre funcionalidade, resiliência estrutural e integração ambiental, durante as últimas décadas tem-se desenvolvido e provado com êxito sistemas como as geocélulas ou malhas volumétricas capazes de confinar e estruturar solos para criar canais, balsas de laminação e outros elementos de controle hidrológico.

Um dos fatores limitantes no uso de estas tecnologias era a falta de métodos racionais de seleção e dimensão. Hoje em dia existe suficiente conhecimento teórico e empírico para poder justificar de maneira racional a aplicação destes materiais. No caso das malhas volumétricas Trinter, sistema patenteado por Projar, ou as geocélulas Proweb temos desenvolvido conjuntamente com a Universidade Politécnica de Valencia, um método de cálculo de estabilidade e dimensão das âncoras que assegura sua eficácia diante das condições hidráulicas e estruturais específicas de cada projeto.

MATERIAIS PERMANENTES E TEMPORAIS

A solução Channeltech combina materiais permanentes e temporais para construir e proteger taludes, uma vez que integra ambientalmente atuações de construção e/ou melhora de canalizações artificiais e naturais. Esta solução é especialmente indicada nas seguintes condições:

  • Condições hidráulicas com capacidade erosiva moderada (3-6 m/s).
  • Taludes pouco estáveis superficialmente e muito vulneráveis a erosão hídrica, por exemplo, aterros com grande inclinação e de nova construção.
  • Proteção e estabilização superficial permanente.
  • Integração ambiental e paisagística total. Com implantação de espécies vegetais herbáceas, helófitas e arbustivas.

GEOCÉLULAS PROWEB

Sistema de confinamento de substratos e materiais granulares com estrutura alveolar. Consiste em placas formadas por lâminas de HDPE texturizadas e perfuradas. O sistema se compõe de duas técnicas construtivas nas quais as placas de geocélulas são utilizadas de formas distintas:

Placas para construção de muros. Estas placas têm forma alargada, em uma de suas laterais longas as células não estão perfuradas (este lado ficará na parte externa do muro). Estas placas se instalam sobrepostas de forma escalonada de modo que se possam criar taludes de até 60º de inclinação. Geralmente, o núcleo desses muros é preenchido com cascalhos, enquanto que as duas filas de células mais externas se preenchem com terras férteis. Posteriormente serão vegetadas mediante hidrossemeadura. Todas as placas de geocélulas são ancoradas ao terreno e entre elas mediante barras de aço corrugado. O muro deve ser separado do terreno natural mediante geotêxteis de gramatura adequada.

Placas para revestimento. Com este material, terrenos com inclinação de até 35-40º são revestidos. Posteriormente, preenche-se com terra fértil e se vegetam mediante hidrossemeadura. Assim como nas geocélulas para muro, estas devem ser ancoradas ao terreno mediante barras de aço corrugado e separadas do terreno mediante geotêxteis.

Em que consiste a solução para proteção de taludes em canalizações Channeltech?

A SOLUÇÃO CHANNELTECH CONSISTE EM

Estudo de viabilidade prévia

Se entregará ao cliente um informe com o diagnóstico e proposta de adaptação da solução, além de indicações para otimização para cada caso.

Informe técnico

Proposta de adaptação da solução e informe com cálculos e dimensão.

Fornecimento de serviços e materiais

  • Geocélulas Proweb, para o confinamento de substratos e materiais granulares.
  • Hidrossemeadura com Mulchmat. A técnica de hidrossemeadura consiste na projeção sobre o terreno de uma mistura aquosa de sementes, mulches, fertilizantes, substâncias aderentes e bioativadores.
  • Instalação de materiais.
empresa_engenharia_ambiental_São_Paulo
OS PRODUCTOS DA SOLUÇÃO

Geocélulas Proweb

Sistema de confinamento de substratos e materiais granulares com estrutura alveolar. Consiste em placas formadas por lâminas de HDPE texturizadas e perfuradas. O sistema se compõe de duas técnicas construtivas nas quais as placas de geocélulas são utilizadas de formas distintas:

Placas para construção de muros.

Estas placas têm forma alargada, em uma de suas laterais longas as células não estão perfuradas (este lado ficará na parte externa do muro). Estas placas se instalam sobrepostas de forma escalonada de modo que se possam criar taludes de até 60º de inclinação. Geralmente, o núcleo desses muros é preenchido com cascalhos, enquanto que as duas filas de células mais externas se preenchem com terras férteis. Posteriormente serão vegetadas mediante hidrossemeadura. Todas as placas de geocélulas são ancoradas ao terreno e entre elas mediante barras de aço corrugado. O muro deve ser separado do terreno natural mediante geotêxteis de gramatura adequada.
Placas para revestimento. Com este material, terrenos com inclinação de até 35-40º são revestidos. Posteriormente, preenche-se com terra fértil e se vegetam mediante hidrossemeadura. Assim como nas geocélulas para muro, estas devem ser ancoradas ao terreno mediante barras de aço corrugado e separadas do terreno mediante geotêxteis.
Hidrossemeadura com Mulchmat
A técnica de hidrossemeadura consiste na projeção sobre o terreno de uma mistura aquosa de sementes, mulches, fertilizantes, substâncias aderentes e bioativadores. É uma técnica de fácil aplicação em grande escala, porque se realiza com meios mecânicos especializados. A máquina de hidrossemeadura está constituída por um equipamento de bombeamento capaz de projetar a mistura de forma uniforme e a grandes distâncias.

Mulchmat é um mulch, ou seja, um material formado por fibras de coco e outras fibras orgânicas que ao combinarem-se, garantem uma resistência mecânica suficiente e um efeito mulching adequado para a germinação. A hidrossemeadura com Mulchmat é adequada para taludes e desmontes de até 3:2 ou 1:1 em combinação com mantas orgânicas ou malhas volumétricas.

Quer mais informações?

Nosso equipo vai resolver todas as suas dúvidas. Estamos aqui para responder às suas perguntas.