Arquitetura e paisagismo

Existem distintas técnicas e materiais, baseadas na implantação de vegetação, muito úteis para o desenvolvimento de uma arquitetura e uma jardinagem mais sustentável, social, económica e ambiental.


 

Integração paisagística e ambiental de lâminas de agua

As lâminas de água são elementos constantes e de grande valor paisagístico na arquitetura e paisagismo. A implantação de vegetação em lâminas de água artificiais costuma ser complexa já que implica na construção de estruturas de contenção de substrato. Projar tem desenvolvido sistemas para a instalação de vegetação flutuante que não precisam da construção de estruturas caras nem complicadas.


 

Eficiência energética

Mediante a instalação de coberturas ajardinadas, é possível melhorar o isolamento térmico e sonoro dos edifícios. Graças às coberturas ajardinadas, pode-se reduzir os custos de climatização, uma vez que se melhoram as condições ambientais para o desenvolvimento humano nas cidades. Isso é possível devido à capacidade da vegetação para reduzir as oscilações térmicas e para reter contaminantes atmosféricos. Além disso, as coberturas são um recurso estético importante, especialmente nos casos de coberturas ajardinadas intensivas, as quais podem ser transitáveis e utilizáveis como áreas verdes.


 

Gestão de resíduos e qualidade das águas

Os sistemas de fitodepuração para a depuração das águas podem ser aplicados em edifícios, urbanizações, pequenas populações e lâminas de água de jardins como lagos e fontes. Graças a estes sistemas verdes é possível alcançar a qualidade da água necessária para cada situação e normativa, uma vez que se melhora a integração ambiental e se reduzem custos devido às baixas necessidades de manutenção e de consumo de energia.


 

Integração e construção de estruturas

Algumas das estruturas necessárias para o desenvolvimento urbanístico e de infraestruturas como os muros de contenção, os cortes em estratos rochosos ou as projeções de concreto tem uma difícil integração paisagística. Para melhorar o aspecto visual destas estruturas, Projar desenvolveu um sistema de revestimento verde para estruturas verticais que permite sua revegetação.

Também provemos e realizamos tratamentos com produtos que aceleram o envelhecimento natural que ocorre nas superfícies rochosas e que colorem o concreto com tons naturais da rocha.