revegetação_leito_rios
PRODUTOS DA SOLUÇÃO

BIORROLOS PRORROL

MOSTRAR PRODUTO

GEOMALHA TRINTER

MOSTRAR PRODUTO
ACCUAVERD PROTEÇÃO DE TALUDES EM RIOS E CANALIZAÇÕES

Durante as últimas décadas, tem-se desenvolvido técnicas distintas técnicas e materiais, mais ou menos compatíveis com o meio ambiente, para proteger e construir taludes de rios e canalizações. Até o momento este tipo de obras costumava-se realizar com concreto, diques ou gabiões. Porém, todos eles podem ser substituídos por materiais mais respeitosos com o meio ambiente, e em muitos casos mais econômicos, em condições hidráulicas de baixa à moderada capacidade erosiva. Sistemas utilizados pela bioengenharia de solos como biorrolos, colchões de fibra de coco, faxinas ou malhas volumétricas para o reforço da vegetação são alternativas válidas e eficazes. Estas técnicas “vivas”, devido a sua plasticidade e capacidade de adaptação, costumam ser soluções com maior resiliência que aquelas mais rígidas e inertes como os gabiões metálicos ou as estruturas de concreto.

O objetivo principal destes materiais é a proteção inicial dos taludes e a geração das condições ideais para que a vegetação possa estabelecer-se e proteger de forma natural e em longo prazo o talude. Em alguns casos as atuações tem um caráter temporal e, em outros, permanente. Por exemplo, as malhas volumétricas têm caráter permanente e seu objetivo é controlar a erosão e reforçar a camada superficial do solo, formando um complexo reforçado de raízes, malha e solo. No caso dos materiais baseados nas fibras de coco, sua função é temporal e se degradam progressivamente de modo que, a longo prazo, somente a vegetação será a encarregada de estabilizar e proteger o solo.

Um dos fatores limitantes no uso destas tecnologias tem sido a ausência de métodos racionais de seleção e dimensão. Hoje em dia existe conhecimento teórico e empírico suficiente para poder justificar de maneira racional a aplicação destes materiais. No caso das malhas volumétricas Trinter, material patenteado pela Projar, ou as geocélulas Proweb, temos desenvolvido conjuntamente com a Universidade Politécnica de Valência (Espanha), um método de cálculo de estabilidade e dimensão das âncoras que assegura sua eficácia diante das condições hidráulicas e estruturais específicas de cada projeto.

MÉTODO DE CÁLCULO DE ESTABILIDADE

Um dos fatores limitantes no uso destas tecnologias tem sido a ausência de métodos racionais de seleção e dimensão. Hoje em dia existe conhecimento teórico e empírico suficiente para poder justificar de maneira racional a aplicação destes materiais. No caso das malhas volumétricas Trinter, material patenteado pela Projar, ou as geocélulas Proweb, temos desenvolvido conjuntamente com a Universidade Politécnica de Valência (Espanha), um método de cálculo de estabilidade e dimensão das âncoras que assegura sua eficácia diante das condições hidráulicas e estruturais específicas de cada projeto.

ESTES MATERIAIS PODEM SE COMBINAR DE DISTINTAS FORMAS

A solução Accuaverd, desenvolvida pela Projar, combina materiais permanentes e temporais para assegurar a proteção dos taludes e a integração ambiental de atuações em canalizações naturais e artificiais. Essa solução é especialmente indicada em:

  • Condições hidráulicas com capacidade erosiva moderada (3-6 m/s).
  • Taludes pouco estáveis superficialmente e muito vulneráveis à erosão hídrica, por exemplo, aterros de grande inclinação e de nova construção.
  • Situações nas que se requere proteção e estabilização superficial permanente.
  • Busca de integração ambiental e paisagística total. Com implantação de espécies vegetais herbáceas, helófitas e arbustivas.

Em que consiste a solução Accuaverd?

AS SOLUÇÃO FITOFILTER CONSISTE EM

Estudo de viabilidade prévia

Se entregará ao cliente um informe com o diagnóstico e proposta de adaptação da solução, além de indicações para otimização para cada caso.

Redação de informe técnico

Um estudo detalhado das características do projeto e redação de informe técnico que inclua cálculos, justificação racional e proposta de adaptação da solução.

Fornecimento de serviços e materiais

Malha volumétrica reforçada Trinter-R.

É um geocomposto flexível formado por uma manta volumétrica sintética (Trinter) e uma georede de alta resistência de poliéster (PET). A georede incrementa a resistência à tração da manta alcançando assim os 30 KN/m, devido a esta combinação pode-se utilizar com segurança em taludes de rio com altas vazões. Instala-se revestindo todo o talude.

Biorrolos de fibra de coco Prorroll plantados com espécies helófitas.

Consistem em uma matriz de fibra de coco compactada e embutida em uma rede de polipropileno, os rolos têm uma longitude de 3 m e 30 cm de diâmetro.

empresa_engenharia_ambiental_São_Paulo
OS BIORROLOS E LA HIDROSSEMEADURA

Os biorrolos são estruturas excelentes para a proteção da base dos taludes submergidos promovendo uma grande estabilidade estrutural até que a cobertura vegetal se desenvolva por completo.

As duas linhas de biorrolos se instalam ao longo da base do talude, de modo que fiquem em contato com a superfície do talude e com o leito do rio. As estacas se fincam firmemente no leito do rio, ao longo de ambos os lados dos biorrolos, e se fixam entre elas e aos rolos por meio de uma corda de polipropileno. Uma vez que se tenha instalado, saturam-se com água e se procede a plantação com espécies aquáticas.

 

Tratamento de hidrossemeadura com mulch tecnológico tipo Hydromanta e sementes de revegetação (gramíneas e leguminosas).

Consiste em um meio de cultivo aplicado hidraulicamente (FGM). A Hydromanta® é constituída por fibras longas de madeira (refinadas termicamente em um tanque a pressão), fibras sintéticas entrelaçadas e aditivos para melhorar o rendimento. O FGM não requer tempo de cura e desde sua aplicação se une intimamente com o solo formando uma superfície continua, porosa, absorvente e flexível capaz de integrar-se na malha volumétrica e permanecendo unida a mesma, inclusive em condições de erosão hídrica moderada.

A técnica permite uma rápida germinação além de acelerar o crescimento das espécies utilizadas. Para conseguir uma ótima recobertura do solo, é necessária a aplicação mediante hidrossemeadura. As espécies de hidrossemeadura são herbáceas pioneiras e adaptadas ao clima da zona. Aplica-se sobre toda a superfície revestida com malha TRINTER-R.

Quer mais informações?

Nosso equipo vai resolver todas as suas dúvidas. Estamos aqui para responder às suas perguntas.